Ultravioleta

Ultravioleta

Desinfecção por ultravioleta é o meio mais rápido e eficiente de desinfecção sem o uso de calor ou substâncias químicas.

O Sistem de desinfecção de Água SCIENTECH, utilizam lâmpadas germicidas que produzem ondas curtas de radiação Ultravioleta que é letal a bactérias, vírus e outros microorganismos apresente em água. Atendendo as vazões de 1 m3/h até 40 m3/h, fabricados em aço inox 316L.

Raios ultravioletas são radiações eletromagnéticas com comprimento de onda menor do que a luz visível, mas maior que o raio X (portanto com menor energia que o raio X, mas maior que a luz visível). E com capacidade para produzir alterações físicas quando absorvidas por substâncias orgânicas.

A faixa de interesse situa-se entre os comprimentos de onda de 200 a 280 nm (nanometros). O comprimento de onda com maior eficiência de desinfecção bacteriológica é o de 254 nm.

Utilizando apropriadamente o U.V. destrói efetivamente microorganismos (bactérias, vírus, algas e outros) presentes na água, sem a utilização de produtos químicos, atuando diretamente e alterando o material genético (DNA) das células, tornando-as inócuas e impedindo assim sua reprodução, atingindo uma eficiência de destruição de até 99,99%.

Ultravioleta

Como funciona a desinfecção

"Microorganismo" é um termo amplo que inclui vários grupos de germes que provocam doenças. Diferem em forma e ciclo de vida, mas são semelhantes em seu pequeno tamanho e simples estrutura relativa.

Ultravioleta

O alvo principal da desinfecção por luz ultravioleta é o material genético - ácido nucléico. Os micróbios são destruídos por ultravioleta quando a luz penetra através da célula e é absorvida pelo ácido nucléico. A absorção da luz ultravioleta pelo ácido nucléico provoca um rearranjo da informação genética, que interfere com a capacidade de reprodução da célula. Os microorganismos são, portanto, inativados pela luz UV como resultado de um dano fotoquímico ao ácido nucléico.

O DNA, que armazena todas as informações necessárias para a criação de um ser vivo, é uma molécula em forma de dupla hélice composta de bases nitrogenadas : adenina, timina, citosina e guanina. O gene é a unidade de DNA capaz de sintetizar uma proteína. O cromossomo é uma longa seqüência de DNA parecida com um fio, conforme figura abaixo.

Ultravioleta

O genoma é o conjunto completo dos genes de uma espécie. Ao ter sua capacidade de reprodução impedida, uma célula é considerada morta, porque não mais se multiplicará.